quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Na compra ou construção pesquisa é essencial

Quem está em busca de um financiamento imobiliário vai encontrar centenas de linhas de créditos oferecidos por dezenas de bancos para diversas finalidades e modalidades, seja compra ou construção de uma casa residencial ou sala comercial, reforma, refinanciamento, entre outros. Por esse motivo, consumidores precisam ter cautela e atenção no momento da pesquisa e escolha do produto certo.

Segundo o sócio da Sagace -consultoria de crédito imobiliário, Raphael Rottgen, o primeiro passo é definir o tipo de negócio pretendido e analisar a situação financeira: “Quer comprar ou construir? Quanto dinheiro tem disponível para dar como entrada no financiamento? Quanto poderá pagar nas prestações?”, questiona.

Uma vez definidas as várias opções de produtos de financiamento, o próximo passo é compará-las. Para isso, Rottgen aconselha não focar só em taxas de juros, mas também no Custo Efetivo Total (CET), item que também inclui seguros, taxa mensal e demais valores cobrados pelos bancos. “Muitas vezes a instituição financeira com a menor taxa de juros não tem o menor CET. Quem não toma cuidado pode perder muito dinheiro ao longo dos anos”, destaca.

Em meio a esse processo, o gerente regional de negócios da superintendência da Caixa Econômica Federal, em Maringá, Jair Bertoco, esclarece que a renda familiar associada ao valor do imóvel são os fatores determinantes no cálculo das taxas de juros. Outra dica é que o preço do imóvel é o item predominante na hora de demarcar qual modalidade de crédito poderá ser enquadrado.

Ele também ressalta a importância de verificar mais uma vez se a prestação mensal se adequa ao orçamento do interessado. “Os agentes financeiros consideram que a pessoa pode comprometer no máximo 30% da renda familiar”, diz.


Simulação

Um método que facilita a pesquisa do consumidor é o simulador online de financiamento, disponível no site da Caixa, da Sagace e também no endereço eletrônico de outros bancos. “Agora as pessoas podem verificar valores e tipos de linhas de crédito, sem ter de sair de casa”, afirma Bertoco. Além disso, ele informa que, em Maringá, há dezenas de imobiliárias credenciadas junto a Caixa que oferecem serviço de orientação e encaminhamento para o crédito.

Outra forma de facilitar e economizar tempo no processo de financiamento, segundo o gerente, é verificar por conta própria ou com auxílio de consultoria, imobiliária ou despachante, a regularidade da documentação do imóvel, as pendências jurídicas, a estrutura física do imóvel e o preço - se está de acordo com o praticado no mercado.

“O banco vai fazer essa checagem jurídica, de preço e física do imóvel, só depois de aprovado o crédito”, alerta. Se o interessado se antecipar e fizer essa verificação, Bertoco diz que evitará o risco de o agente financeiro afirmar, ao final do processo, que o imóvel não pode ser objeto de financiamento por irregularidades.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná

Nenhum comentário: